sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Livros sobre saúde mental: Download gratuito no Rede CAPS


Projeto de Apoio a Rede de Atenção Integral e Assistência a Saúde Mental - Rede c@ps disponibiliza um acervo com mais de 100 livros para download gratuito. Os títulos podem ser pesquisados de acordo com as categorias: Drogas, Violência, Saúde Mental, Crítica e Políticas Públicas.

Trata-se de uma ferramenta de divulgação de informações sobre Saúde Mental Integral. Através do compartilhamento de materiais de leitura, divulgação de cursos e eventos e apoio na localização de espaços de atenção, o Rede c@ps visa colaborar com o processo de expansão e o entrelaçamento da Rede.

O Projeto Rede c@ps foi desenvolvido para a disciplina Pesquisa e Divulgação da Ciência do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 02/2012. 

Clique no link abaixo para baixar:

DOWNLOAD


quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Download gratuito: 121 obras de Freud, Lacan, Jung e outros autores de Psicologia e Psicanálise


Baixe gratuitamente a coletânea inédita contendo 121 obras de: Freud, Lacan, Jung, Skinner e outros autores de Psicologia e Psicanálise.

Clique no link abaixo para acessar as obras em pdf.



Obs.: Os links são encontrados na Internet, portanto não somos responsáveis pelo projeto. Caso esta postagem esteja infringindo algum direito autoral, entre em contato conosco para que possamos retirar a divulgação do nosso site.



Acesse também: Atendimento Psicológico Online e Presencial.

O sarcasmo pode ser um sinal de inteligência: Confira 10 motivos para se acreditar nesta hipótese


Algumas pessoas optam pelo sarcasmo como forma de agressão não direta. Outras dizem que ele é uma ferramenta emocional que protege nossos sentimentos. Outras, ainda, dizem que ele é uma forma de insultar e responder à hipocrisia social vigente.

Estudos  mostram que as pessoas sarcásticas são mais espertas do que você pensa. Então, reunimos 10 sólidas razões por que as pessoas sarcásticas são realmente muito inteligentes.

Confira!

1. Elas podem ver através de você

De acordo com Dr. Shaman-Tsoory, que é um psicólogo da Universidade de Haifa, “a compreensão do estado de espírito e das emoções de outras pessoas está relacionada com nossa capacidade de entender o sarcasmo.”

Eles podem ler muito facilmente as pessoas e captar mensagens subliminares em uma conversa e em nossas mensagens corporais.

2. Elas têm cérebros com mais clareza de compreensão

Em um artigo que escreveu Richard Chin para o Smithsonian, ele explicou que o cérebro humano tem que trabalhar mais para entender o sarcasmo. Isso significa que as pessoas que usam sarcasmo, muitas vezes, utilizam mais seus cérebros que você. Compreender o sarcasmo envolve a decodificação de nuances de entonação e contexto da mensagem, a mensagem não é óbvia.

3. Elas são grandes solucionadoras de problemas

Em um artigo muito similar, Richard Chin afirma que o sarcasmo também nos ajuda com nossas habilidades de resolução de problemas criativos.

4. Elas são equipadas com habilidades sociais fundamentais para a sociedade de hoje

É dito por John Haiman, um linguista da Macalaster College, que o sarcasmo é praticamente o principal idioma na sociedade de hoje. Normalmente as pessoas sarcásticas vão se manter na conversa, fazer comentários que nem todos entendem, enquanto aparentam rir do que os outros riem… Mas a verdade está longe de ser essa.

5. Elas não só têm grandes mentes, eles também são calejadas!

Pessoas sarcásticas são inteligentes o suficiente para não levar tudo a sério. Isso significa que elas não explodem em lágrimas quando você as provoca  depois de umas cervejas. Elas podem bater, bem como apanhar, mas você raramente vai encontrá-las se fazendo de vítimas da situação. A pessoa sarcástica sabe bem que ninguém gosta de vítimas.

6. Elas têm cérebros mais saudáveis

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco, na fala da neurocientista Katherine Rankin, a falta de capacidade de captar o sarcasmo pode ser um sinal de alerta precoce de danos cerebrais. Esse dado foi encontrado em um estudo em que indivíduos com demência fronto-temporal tiveram dificuldade em entender sarcasmo.

7. Elas fazem de seus amigos, e outras pessoas próximas, seres também mais inteligentes

Devido à sua maneira constante de comunicação, as pessoas sarcásticas afetam os cérebros de pessoas ao seu redor. Existem três fases que nossos cérebros precisam ultrapassar para entender a ironia. Se você tem um amigo usando de sarcasmo enquanto assiste TV, dirige, ou mesmo faz compras, você certamente terá seu cérebro mais estimulado. Eles estão te fazendo um favor, então não se esqueça de lhes agradecer.

8. Elas nunca se enrolam em uma conversa

Elas são excelentes em “guerras emocionais”. Se você já esteve em uma discussão com uma pessoa sarcástica, há provavelmente uma cicatriz costurada em seu coração por causa do que ela disse. A capacidade de identificar muito dos sentimentos do outro fornece à pessoa sarcástica grandes armas de agressão em momentos delicados e, se não houver contenção, em uma discussão , algumas cicatrizes podem ser criadas.

9. Eles podem te insultar e ainda te fazer rir

Elas podem fazer alguém rir em voz alta de uma observação e essa pessoa só perceber que foi insultada depois . Se você ainda não experimentou isso, preste mais atenção.

10. Elas têm amigos que realmente as amam

Elas sabem que seus amigos são realmente seus amigos, porque só amigos afins lidam com tais sarcasmos diariamente sem perder a compostura. Mais do que isso, provavelmente todos eles possuem traços de personalidade sarcásticos trocando comentários em bandejas de prata. É um passatempo divertido para eles, como jogar beisebol.


Acesse também: Atendimento Psicológico Online e Presencial.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

15 situações vivenciais pelas quais não se deve dar satisfações e nem se explicar


Às vezes, as pessoas vão tão longe, a ponto de pedir explicações sobre decisões ou escolhas que você tomou em relação a sua própria vida e que não lhes diz respeito em praticamente nada. Você, entretanto, pode se sentir na obrigação de responder simplesmente porque quer evitar conflitos ou porque está acostumado a dar satisfações ou a deixar que pessoas decidam sobre coisas que, na verdade, devem ser decisões unicamente suas.

Muitas de nossas escolhas e comportamentos estão sujeitos a questionamentos e comentários por parte das pessoas que estão ao nosso redor. Família, amigos ou até mesmo estranhos emitem opiniões o tempo todo. Alguns são bem-intencionadas, outros nem tanto.

Às vezes, as pessoas vão tão longe, a ponto de pedir explicações sobre decisões ou escolhas que você tomou em relação a sua própria vida e que não lhes diz respeito em praticamente nada. Você, entretanto, pode se sentir na obrigação de responder simplesmente porque quer evitar conflitos ou porque está acostumado a dar satisfações ou a deixar que pessoas decidam sobre coisas que, na verdade, devem ser decisões unicamente suas.

1. Você não deve qualquer explicação sobre sua situação de vida

Se você mora com seu ex-namorado ou ex-namorada, se mora em um hotel ou se vive com seus pais, mesmo tendo mais de 20 anos, você não precisa explicar isso para ninguém. Nesse caso, você só deve qualquer satisfação a quem dividem as despesas com você ou a quem você dá despesas. Fora essas pessoas, ninguém tem o direito de dar palpites sobre sua situação de vida e você não precisa explicá-la a quem quer que seja.

2. Você não deve qualquer explicação sobre suas prioridades

Você tem suas próprias ideias sobre as coisas que fazem você e seus entes queridos verdadeiramente confortáveis e felizes e essa deve ser a sua principal prioridade. Somos seres únicos e nossas escolhas devem ser influenciadas pelo que nos afeta direta e intimamente e não pelo que vem de fora.

3. Você não deve qualquer pedido de desculpas se não estiver realmente arrependido

Se você acha que fez algo de errado e se arrependeu, desculpe-se por isso, mas jamais se desculpe só por se desculpar, para agradar o outro ou simplesmente para encerrar um conflito e tentar consertar feridas que ainda não estão prontas para sarar, o que só serve para agravar a dor e trazer mais problemas. Você realmente não tem que pedir desculpas se você não está arrependido ou se o seu lado da história não foi ouvido.

4. Você não deve justificar a ninguém pelo tempo que passa sozinho

Você costuma se preocupar em ser julgado como “rude,” “antissocial” ou “indiferente”, quando você cancela planos ou outras obrigações simplesmente por que você precisa de um tempo sozinho para reiniciar, relaxar ou simplesmente desfrutar um bom livro? No entanto, passar um tempo só é uma prática absolutamente normal, natural e necessária. Gaste o seu tempo sozinho comconfiança, porque você não precisa explicar isso a ninguém.

5. Você não deve a ninguém explicações sobre suas crenças pessoais

O fato de alguém compartilhar suas crenças pessoais apaixonadamente com você não significa que você tem que sentar lá e acenar com a cabeça em aprovação a tudo o que ele diz. Se você não concorda, é injusto para si mesmo e para a outra pessoa que você suprima os seus próprios pensamentos e sentimentos e finja que está de concordo com eles. Está tudo bem e é melhor parar e discordar deles graciosamente, em vez de se tornar uma “bomba relógio” de desaprovação e frustrações.

6. Você não deve sim quando quer dizer não

Você tem o direito de dizer não quando não há nenhuma razão para dizer sim. Na verdade, as pessoas mais bem-sucedidas do mundo são aquelas que têm dominado a arte de dizer não a tudo o que não é uma prioridade. Reconheça a bondade de outras pessoas e seja grato por isso, mas não tenha medo de recusar educadamente qualquer coisa que tira o foco de seus objetivos e prioridades fundamentais. É assim que você cresce.

7. Você não deve qualquer satisfação sobre a sua aparência física

Você pode ser magro, gordo, alto, baixo, bonito, simples ou qualquer outra coisa, mas você não tem que se explicar isso a ninguém. Sua aparência física é coisa sua e você deve satisfações sobre isso apenas a si mesmo. Sua aparência física não deve determinar a sua autoestima.

8. Você não deve qualquer satisfação sobre suas preferências alimentares

Existem certos alimentos que você simplesmente não gosta ou opta por não comer por diversos motivos. Você não tem de explicar a quem quer que seja o motivo de você não ingeri-los. Sua preferência alimentar é um assunto que é melhor deixar para você mesmo. Se alguém importuná-lo sobre o porque de você está comendo (ou não) determinados alimentos, encolha os ombros e diga que você se sente melhor comendo (ou não comendo) esses alimentos. Nada mais.

9. Você não deve qualquer satisfação para a sua vida sexual

Se as suas relações acontecem com outro adulto e de forma consentida, você não deve explicação a ninguém sobre onde, quando e como você conduz sua vida sexual. Você pode querer esperar pelo casamento, passar apenas uma noite com uma pessoa ou ter experiências com o mesmo sexo. As decisões são suas, assim como as consequências delas.

10. Você não deve qualquer explicação para a sua carreira ou opções de vida pessoal

Às vezes, as circunstâncias nos obrigam a escolher entre o trabalho e “ter uma vida.” A decisão nem sempre é fácil e você pode acabar escolhendo um trabalho que não corresponda às expectativas de sua família ou de seu meio social. De qualquer maneira, você não deve a ninguém, que não seja diretamente influenciado por sua decisão, qualquer explicação.

11. Você não justificar sua postura política ou religiosa

Se você é um democrata, republicano, católico, protestante, espírita, candomblezeiro ou muçulmano, isso é uma escolha pessoal sua! Se alguém não pode aceitá-lo pelo que você é, provavelmente não é seu amigo.

12. Você não deve explicação a ninguém por ser único

Se você não se encaixa em algum padrão social, isso não é dá conta de ninguém. Ser solteiro, por exemplo, não é nenhum transtorno de personalidade. Você é livre para estar em um relacionamento ou não. Além disso, você é muito mais do que o seu status de relacionamento. O importante é que você se sinta bem com suas escolhas e que você possa ser aquilo que é: um ser singular.

13. Você não deve ir a um encontro só por que a outra pessoa quer

As pessoas podem ser agradáveis, ter boa aparência e você pode até estar um pouco interessado, mas você não deve a elas um encontro só por que elas pedem. Se você sentir que, no fundo, não quer ir a algum lugar ou ocasião, não vá e pronto.

14. Você não deve qualquer explicação sobre sua decisão de casar ou não

Se vai ou não optar por se casar e ter filhos ou ficar solteiro(a) e ser “livre de crianças”, isso é uma decisão pessoal. Mesmo sua mãe, que está morrendo para ter os netos, deve entender que o casamento é uma decisão pessoal e pode não ser adequado para todos. Ela deve respeitar a sua decisão sobre o assunto, não importa o quão difícil seja.

15. Você não deve qualquer explicação sobre suas escolhas de relacionamento

Às vezes, as pessoas fazem comentários inapropriados sobre o seu relacionamento romântico. Você pode ouvir comentários como: vocês não formam um “casal perfeito”, ou você deve encontrar alguém e não ficar só. Viva a sua vida e nunca, nunca saia ou fique em um relacionamento só por que alguém diz que você precisa. Cometa seus próprios erros, se for o caso, mas, aprenda sempre com eles.

Fonte: Caminhos
Imagem: Pensador.

Acesse também: Atendimento Psicológico Online e Presencial.